O DIU Mirena faz você engordar, mito ou realidade?

O miu diu engorda

Vivemos eternamente preocupados em perder peso ou, pelo menos, não aumentá-lo e isso é algo que afeta muitas decisões importantes, não apenas em termos de comida a seguir, mas também nos influencia na escolha do método contraceptivo. E os rumores sempre apontaram para contraceptivos hormonais engordar. O que é verdade sobre isso?

DIU Mirena e ganho de peso

Muito se fala sobre os efeitos colaterais do dispositivo intra-uterino, relacionando-o a problemas sérios, como perfurações no útero e até algum tipo de câncer ginecológico. Apesar dos esforços dos fabricantes para melhorar cada vez mais a eficácia e o conforto do DIU, minimizando seus efeitos colaterais, ainda existem vozes que alertam para o perigo de sofrer com o DIU. aumento de peso após a colocação do DIU Mirena.

De fato, o DIU Mirena é um contraceptivo hormonal que pode causar certas alterações em nosso corpo, mas, atualmente, essas alterações são mínimas e imperceptíveis. Todos os estudos realizados para determinar se o DIU Mirena está engordando foram negativos, culpando o ganho de peso de algumas mulheres pela alteração pessoal de seus hábitos alimentares.

O mito dos métodos contraceptivos hormonais

E parece que a sombra da dúvida e da suspeita sobre seus possíveis efeitos adversos à nossa saúde paira sobre os métodos contraceptivos hormonais. Isso é algo que afeta não apenas a Mirena IUD, mas a todos os contraceptivos que baseiam seu funcionamento em hormônios.

Os mitos mais populares sobre contraceptivos hormonais são os de mudanças de humor, mesmo afirmando que podem levar a depressão e, claro, o tão temido ganho de peso. E é verdade que certos hormônios, como estrogênios, podem causar retenção de líquidos, para que possamos estar mais inchados.

Mas isso é algo que podemos minimizar bebendo muita água, fazendo exercícios e eliminando gorduras da nossa dieta. De qualquer forma, o mito de que o DIU Mirena engorda não tem base, pois, em sua operação, não usa estrogênio, mas um hormônio chamado Levonorgestrel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *